Veja como realizar suas compras com segurança e rapidez

O mercado Livre é o comércio eletrônico mais popular do Brasil e de vários outros países do mundo. Comprar e vender na plataforma é simples e fácil, porém, ao anunciar no site, o vendedor terá que pagar uma parcela para empresa como forma de retribuição.

Contudo, para aqueles que querem mais visibilidade para seus produtos, poderão comprar espaços publicitários dentro da própria plataforma para vender melhor seus itens.

O que é o Mercado Livre

Comprar na Internet está cada vez mais corriqueiro, e grande parte dos brasileiros que compram na web já tiveram algum tipo de contato com o Mercado Livre. Criado no ano de 1999, por Marcos Galperin, a plataforma foi o primeiro comércio eletrônico que deu a possibilidade de pessoas comuns venderem e comprarem itens de qualquer espécie.

Mercado Pago

Atualmente, a plataforma possui mais de 100 milhões de usuários ativos e atua em em 13 países, que são:

  • Argentina;
  • Brasil;
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Chile;
  • Equador;
  • México;
  • Uruguai;
  • Peru;
  • Panamá;
  • Portugal;
  • República Dominicana;
  • Venezuela.

Aqui em nosso país, o site Mercado Livre domina o segmento de comércios eletrônicos, e em sua plataforma é possível encontrar uma grande variedade de itens, desde celulares, roupas, carros e veículos automotores e itens de diversas outras categorias.

Como funciona o Mercado Livre

Basicamente, qualquer pessoa pode vender e comprar na plataforma. O usuário pode anunciar qualquer tipo de item no site, desde itens usados a produtos novos, desde que especifique corretamente, na descrição, o estado de conservação dos produtos e todos os detalhes relacionados. Dessa forma, para quem vai comprar, saber o que está levando e não possuir uma experiência negativa de compra.

No site, o usuário encontrará publicações de empresas, vendedores autônomos e pessoas físicas que utilizam a plataforma para realizar transações do gênero. Não é incomum, também, encontrar produtos digitais à venda no Mercado Livre, como:

  • Cursos;
  • Apostilas para concursos;
  • Livros digitais que ensinam como ganhar dinheiro e os mais variados assuntos.

Para comprar é bastante simples, basta o usuário entrar no site, através do endereço www.mercadolivre.com.br e pesquisar pelo que está desejando.

Mercado Pago

Quando encontrar, clique no item desejado para ir até sua página, onde você poderá ver todas as informações relacionadas do produto. Nessa página, será possível, também, conferir a reputação do vendedor, assim como ter acesso aos feedbacks recebidos por quem já comprou com aquela pessoa/loja.

Esse recurso é muito útil para que os usuários possam classificar, por meio de suas experiências, quais são os melhores e piores vendedores do Mercado Livre, ajudando a melhor a experiência de compra especialmente para novos usuários.

Como escolher um vendedor

Apesar de ter vendedores ruins e falsários na plataforma, a grande maioria dos vendedores são honestos e de boa índole. Contudo, isso não excluí a responsabilidade do comprador em pesquisar bem e verificar a reputação de uma loja antes de efetuar uma compra.

As compras são realizadas através do MercadoPago que é uma plataforma que permite receber e fazer pagamentos online, criado para facilita as transações mantendo todos os seus cartões numa carteira digital e evitando o cadastro em outros sites de compra.

Mercado Pago

O Mercado Livre possui algumas medidas de segurança que servem para proteger o dinheiro e os dados do usuário. Por exemplo, quando uma compra é realizada, o dinheiro fica “congelado” por um período de tempo, ou seja, o vendedor só receberá aquele dinheiro depois que o comprador receber sua encomenda e, depois, atestar que o produto chegou sem nenhum problema adicional.

É uma excelente chance para vendedores autônomos e pequenos lojistas de aumentarem suas vendas e exposição de suas marcas. Mas é preciso utilizar o site com responsabilidade e principalmente com segurança, para não ter experiências negativas seja comprando ou vendendo na plataforma.

Você já comprou alguma coisa no Mercado Livre? Já anunciou ou conseguiu vender algum item por lá? Como foi a experiência? Faça um comentário e compartilhe conosco a sua experiência.