Dicas de como estudar para passar nos exames da faculdade!

Todos os anos, estudantes de todo o mundo dizem a mesma coisa: “Desta vez, será diferente. Não vou deixar nada para o último minuto. Vou fazer um calendário e um plano”. Este não é um guia para ajudar você a se tornar mais organizado. É um guia para você passar nos exames!

Priorize assuntos fracos

Procure rever tudo, mas dedique mais tempo a coisas que você não entende ou conhece menos bem. Parece óbvio, mas é surpreendentemente difícil de fazer.

Estudos

Por quê? Porque gostamos de fazer coisas fáceis – então nossa tendência, quando revisamos, é nos concentrarmos nas coisas que já conhecemos. Se você não tem certeza de quais são seus assuntos mais fracos, pergunte ao seu professor ou olhe para as marcas que você recebeu no curso ao longo do ano.

A priorização de assuntos fracos também remonta ao entendimento do esquema de marcação. Vamos supor que seu exame envolve você escrevendo três ensaios. O mais provável é que eles carreguem marcas iguais. Mesmo que você conheça dois assuntos de cor e obtenha notas perfeitas no senac se, se não puder escrever um terceiro ensaio, corre o risco de perder até um terço das notas.

[su_list icon=”icon: chain”]

[/su_list]

Tão fracos assuntos terão um efeito desproporcional sobre sua marca total, arrastando sua nota geral para baixo muito mais. É por isso que você deve dar mais foco aos assuntos fracos.

Em que você é bom e em que você é ruim? Talvez você ache que é bom em tudo, mas ainda terá pontos fracos nos quais precisa se concentrar. E se você acha que é ruim em tudo, isso provavelmente também não é verdade. Peça a seus professores que passem um pouco de tempo com você, ajudando você a entender onde precisa concentrar seus esforços. Na maioria das vezes eles ficarão felizes em obedecer.

A prática leva à perfeição

Agora, como os professores costumam dizer, os exames são, teoricamente, uma forma de testar seu conhecimento e sua compreensão, e o objetivo do estudo é obter uma boa educação, não passar nos exames.

Mas os exames contam muito e uma grande parte da nossa educação é voltada especificamente para nos ajudar a repassá-los. Goste ou não, você vai estar sentando uma enorme quantidade de exames em sua vida. Faz sentido praticar exames como praticar um esporte ou um instrumento musical.

Muito provavelmente, seus professores farão com que você experimente perguntas do exame real ou provas de exames anteriores. Se não, consiga essas perguntas e documentos você mesmo e teste-se em condições reais de exame. Você pode realmente escrever um bom ensaio sobre as causas da primeira guerra mundial em três quartos de hora? Experimente e veja.

Praticar perguntas e artigos do exame sob pressão de tempo é uma das melhores maneiras de melhorar o desempenho do seu exame. Não se esqueça de que os professores são criaturas de hábitos tanto quanto qualquer outra pessoa; Os trabalhos de exame são muitas vezes definidos pelas mesmas pessoas de um ano para o outro, de modo que tópicos específicos surgem repetidas vezes.

Estudos

Pode ser muito difícil lembrar de todas as coisas que você precisa saber em um exame, portanto, use ajudas de memória se precisar. Não, não quero dizer escrever as respostas no seu braço! Quando você tinha que lembrar as cores do espectro, você provavelmente foi ensinado a usar uma ajuda de memória como “Richard de York deu batalha em vão” [vermelho laranja amarelo verde azul violeta índigo].

Você pode levar essa ideia um estágio adiante e memorizar listas de coisas que você precisa lembrar ou até mesmo planos inteiros para redações que você pode ter que escrever.

Tudo que você precisa fazer é pegar a letra inicial de cada coisa que você quer lembrar e inventar uma frase que te ajude a lembrar as letras. Você pode então lembrar em meia dúzia de ensaios simplesmente memorizando seis frases simples!

Eu memorizei dezenas de planos de redação desse jeito quando eu era estudante. A única coisa que você tem que ter cuidado é que você faz realmente…