Dia dos Namorados – Saiba mais

Dia dos Namorados – É uma data especial onde comemora e celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Muito comum a troca de cartões e presentes com simbolo de coração, como as tradicionais caixas de bombons. Em outros países, a data comemorativa é celebrada no dia 14 de Fevereiro.

Aqui no Brasil a data para os apaixonados é comemorada no dia 12 de junho, nas véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido popularmente como o Santo Casamenteiro.Porém os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado de Lupercalia, que se realizava todo o dia 14 de Fevereiro.

Essa festa celebrava a fertilidade homenageando Juno que é considera a Deusa da mulher e do casamento, e Pan o Deus da natureza Também marcava o início oficial da primavera. Veja a seguir mais informações sobre o Dia dos Namorados e sua história desde os primeiras comemorações.

Surgimento do Dia dos Namorados

Existem também uma outra versão da história do dias do namorados que se passou no século XVII, onde ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. Essa data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se como o dia dos namorados chamado de Saint Valentine’s Day.

Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Porém, os namorados da época usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do seu namorado(a).

Dia dos namorados

Nos tempos de hoje, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland faturou 5 mil dólares em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia bastante elevada na época. Desde então, essa tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no período do sécula XX se espalhou por todo o mundo.

Dia dos namorados

Hoje em dia, o principal dia associado à troca constante de recados de amor em forma de objetos simbólicos como anéis e correntes, símbolos modernos incluem de formas de um coração e a figura de um Cupido com asas. Com o início do século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de felicitação produzidos em massa.

Dia dos namorados

No dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países com o cristianismo sendo sua principal religião, mas ao longo do século XX o hábito se espalhou por muitos outros países. Com isso o dia dos namorados virou uma data comemorativa rendendo lucro e mexendo na economia.

Dias dos namorados no Brasil

Aqui no Brasil, a data é celebrada no dia 12 de Junho, onde é véspera do dia de Santo António, santo português com tradição de ser casamenteiro.
Dizem que essa data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando um Junho de 1949 uma campanha com o slogan bem atrativo “não é só com beijos que se prova o amor”.

Dai em diante a ideia se expandiu por todo o Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim, que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre casais apaixonados.